Blog & News

Luxo Brasileiro

A maioria das pessoas tem a ideia de luxo como algo engessado, muito sério e frequentemente associado à imagem de poder, com uma aura de superioridade. De certo modo, em alguns níveis, o é de fato!

Porém, o Luxo está imerso em uma série de contextos que podem facilmente desconstruir esse ponto vista, principalmente, no que tange à construção de marcas. O valor cultural de uma marca, também, dá o tom da narrativa e performance dessa marca no mercado.

O Luxo Brasileiro ainda é um conceito em formação, dado que somos um país multicultural, que tem sim um repertório próprio, mas, que já aderiu para si valores de muitas outras culturas. Aqui não proponho abrir margem para um discurso que tenta definir o que é o luxo ou a cultura brasileira.

Proponho à você que é dono de uma marca, que busque na brasilidade referências que te agradam, que te representam para trazer pertinência cultural e refenciais históricos que evocam tradição, expertise, savoir fair e excelência.

As grandes marcas de luxo, integram em seus valores as referências da sua localidade. E mais ainda, elas surgiram a partir de um artesão que dominava a arte do fazer com excelência alguma artesania local, ou refletem a alma e o senso criativo de um artista que pertencia à um contexto ou estilo de vida.

Eu poderia aqui mencionar muitas referências e exemplos, mas, isso é assunto para um outro post. No momento atenham-se à brasilidade, está será um grande referencial para sua marca e claro, vamos valorizar cada dia mais o que temos de melhor e mais bonito.

No meu caso, a música brasileira me encanta, me alegra e me inspira, mas, também, gosto muito do artesanato, das festas típicas e do Carnaval.

E você, o que te inspira no Brasil? Me deixe saber

Vivemos um tempo que tudo muda rapidamente, a tecnologia revoluciona todos os dias algum setor das nossas vidas e isso interfere na forma como consumimos, vivemos, escolhemos, nos relacionamos, na forma como fazemos negócios, novos negócios surgem, novos mercados, novos setores econômicos.

Com tantas mudanças, percebo que fica cada vez mais difícil a construção de uma marca forte e alinhada com a sua essência, e que ao mesmo tempo se adapta as transformações quase corriqueiras.

Vivemos "tempos líquidos", como descreveu Bauman, e consequentemente, uma profunda insegurança existencial, tanto no indivíduo quanto para as marcas, que vão tentando se moldar de acordo com a demanda dos mercados.

É claro, que sai na frente aquela empresa que consegue se adequar mais rapidamente às mudanças, que tem mais gingado para driblar as intempéries do novo tempo. Porém, quando falamos de construir uma marca que tenha longevidade, boas bases, valores perenes, essa adequação não deve afetar os valores, o DNA inicial da marca, e nem desconfigurar sua identidade.

Nessa altura você está se perguntando o que fazer para sua marca se sobressair, e se estabelecer a longo prazo. Pois sabemos que tendências passam, e quem se criou na tendência, passa também!

A inteligência da Gestão de Luxo certamente traz fundamentos precisos já testados e consolidados por marcas que estão há séculos dominando os diferentes mercados e literalmente fazendo história. Existem elementos que você pode e deve aplicar na gestão da sua marca que trará a ela essa diferenciação e relevância. E claro, eu me dedico há alguns anos a estudar essa inteligência do Luxo e posso te contar com mais detalhes!

A Originalidade é premissa indispensável e incontestável em uma marca de Luxo, independente só segmento. Quem opta pelo original não se rende as tendências, e aos movimentos das massas.

Quem deseja consolidar uma marca autêntica, deve manter uma consciência de construção de médio e longo prazo. Afinal, uma marca de Luxo, já se provou no tempo, já mostrou que sua identidade e sua expertise vivem apesar das tendências líquidas, apesar das revoluções, crises, e mudanças geracionais.

São tantos conceitos profundos que permeiam o universo do luxo, mas, ao final estes são materializados no desejo das pessoas de adquirirem um produto e serviço de Luxo sem ter o preço como decisor de compra, mas, sim o valor percebido e a transformação na vida de quem vive a experiência do Luxo!

Premissa Básica
Tempos Líquidos

A Hospitalidade entra como uma estratégia de encantamento e fidelização, vai além da simples oferta de serviços impecáveis. Ela se traduz em uma filosofia, um estado de espírito, que permeia cada canto do seu negócio, desde a recepção calorosa até o aceno de despedida e o contato pós-venda. É sobre criar uma atmosfera única e memorável, onde cada detalhe é cuidadosamente pensado para fazer o cliente se sentir exclusivo, valorizado e respeitado.
.
Engana-se quem acredita que a hospitalidade de luxo seja um privilégio exclusivo da hotelaria. Seus princípios podem ser aplicados em qualquer tipo de negócio, desde lojas de varejo e restaurantes aconchegantes até empresas de serviços e indústrias.
.
Transformar a hospitalidade em realidade no seu negócio, na sua cultura empresarial, não é difícil. Comece com pequenos gestos e vá aprimorando habilidades gradativamente. O luxo é especialista em “transformar o simples em essencial, e o essencial em experiencia” (Carlos Ferreirinha), por isso, o que parece simples e básico muitas vezes é negligenciado, justamente, por parecer simples, mas, faz toda a diferença nas conexões pessoais, por isso invista numa comunicação polida e assertiva, que valoriza gestos sutis, que transmitam empatia, respeito, simpatia, e uma vontade verdadeira em servir.

O bem servir